domingo, 25 de novembro de 2012

Solenidade de Cristo Rei



Neste domingo , 25, a Igreja celebra a solenidade de Cristo Rei. Para os católicos, esta festa marca o encerramento do ano litúrgico, ou seja, para a Igreja é iniciado um novo tempo da liturgia.
Em 2012, os católicos foram convidados a acompanhar as leituras que marcam o Ano B da liturgia; assim, para o próximo ano, será refletido o Ano C. Segundo o sacerdote da Comunidade Canção Nova, padre Adriano Zandoná, este é um momento muito especial e significativo, porque faz com que a Igreja sinalize o aspecto do reinado de Jesus Cristo.

“Cristo foi humilhado, crucificado e sofreu em sua vida terrena, mas, como diz a Carta de São Paulo aos Felipenses, no capítulo 2: ‘Deus o exaltou e lhe deu um nome que está acima de todo nome e que todo joelho se dobrará no céu, na terra e no inferno diante do nome de Jesus, porque mesmo Ele ter sofrido na carne a sua Paixão para nós salvar Deus o exaltou e o fez Rei por todo o universo’”, disse padre Zandoná.
O sacerdote ainda ressaltou algo interessante sobre esta solenidade, pois além de festejarmos a festa do reinado de Jesus Cristo também encerramos o Ano Litúrgico da Igreja.
“A liturgia da Igreja se encerra antes do ano civil; desta forma, vamos iniciar o Ano C com enfoques específicos nos Evangelhos e em todas as leituras. A liturgia não é uma coisa morta, mas dinâmica; e, a cada tempo, ressalta um peculiaridade do mistério da salvação e redenção de Jesus”, explicou o padre.
Na próxima semana, a Igreja inicia o Tempo do Advento, ou seja, um momento de preparação para o nascimento do Salvado