segunda-feira, 10 de Setembro de 2012

Música: JMJ 2013

Uma das fortes marcas da Jornada Mundial da Juventude é seu Hino. Uma música que para sempre será relembrada, invocando nas mentes e corações um encontro com o Papa Bento XVI no Rio de Janeiro.
Com lançamento marcado para a Festa Aventura da Cruz, no próximo dia 14 de setembro, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, o Hino oficial é de autoria do padre José Cândido, da paróquia de São Sebastião em Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com ele, o Hino "Cruz da Esperança!" é inspirado no Cristo Redentor de braços abertos, no tema da JMJ - "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
Uma experiência com o hino da JMJ2000 em Roma marcou a vida do padre Delton Filho, que na época era seminarista. "Tive o privilégio de conduzir um grupo de peregrinos composto por brasileiros e portugueses. Eram 45 jovens sedentos de Deus", relembra. "Recordo-me que naquele ano, a sede da Igreja pulsava num só ritmo em vista do Ano Santo e sob a guia do Papa João Paulo II. Todos estávamos esperançosos com o novo milênio que alvorecia através deste importantíssimo evento, a Jornada Mundial da Juventude".


Ele conta como foi a vigília de encerramento da Jornada. "Estávamos reunidos no campus da Universidade Tor Vergata de Roma. Éramos mais de dois milhões de jovens de todo o mundo. Naquela noite, foi inesquecível e emocionante acompanhar o helicóptero que trazia o Santo Padre que conduziria a oração da noite. Antes da conclusão, todos entoamos o hino da Jornada: Emmanuel. Foi de ‘arrepiar’  ouvir e ver o Papa ancião elevar os braços (numa das mãos a bengala) cantando “Emmanuel, Emmanuel” com um super-coral de milhões de vozes jovens. Naquela hora tive certeza de que este hino precisava chegar ao Brasil!".


Anos mais tarde, já sacerdote, ele obteve a autorização dos autores italianos para gravar a versão brasileira da canção. O objetivo era imortalizar a experiência da jornada de Roma e ensaiar o Brasil para um evento desta envergadura. "Funcionou!", comemora padre Delton. "Além de ajudar o Brasil a entoar esta canção (já há 8 anos!), chegou a hora da juventude do mundo conhecer a fé e o vigor latino do povo brasileiro. A maior nação católica do mundo celebra o Emanuel que atrairá jovens de todos os lugares para a Jornada Mundial no Rio de Janeiro em 2013".

Sem comentários:

Enviar um comentário